sexta-feira, 5 de maio de 2017

7° Atividade - Análise do Documento Grupo 'De Volta para o Passado'

Nessa atividade ficou definido para fazermos uma análise do documento feito na atividade Enganando Danilla do grupo ‘De Volta para o Passado’.

O grupo ‘De volta para o passado’ publicou em seu blog uma “certidão de nascimento emitida na década de 70, no período da ditadura militar, época em que muitas pessoas adulteravam documentos e criavam novas identidades”, assim exposto por eles.

Analisando o documento e respondendo a pergunta que eles lançaram, achamos que o documento é autêntico.  Visto que  um documento autêntico é aquele que é o que diz ser, a certidão corresponde a isso, e parece ser livre de adulterações. Possui o carimbo do cartório, assinatura do oficial maior do cartório, é feita de um papel especial da época para certidões e possui todos os campos devidamente preenchidos.  Parece que se manteve da mesma forma como foi produzido, porém com alguns desgastes do tempo, mas apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Assim, um documento não completamente confiável, mas transmitido e preservado sem adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção. Sim, acreditamos que seja autêntico.

Porém, não confiamos que seja completamente confiável ou verídico após a indagação feita pelo próprio grupo devido a época em que foi criada, “época em que muitas pessoas adulteravam documentos e criavam novas identidades”. Ainda mais aqui no Brasil, onde é muito comum encontrarmos registros errados de nascimento, sobretudo de pessoas mais velhas. É frequente os casos o qual as pessoas moravam longe e tinham que viajar com os filhos para registrar, então acabavam deixando para mais tarde e na hora de registrar passavam a data errada porque havia multa caso demorassem.

Dado as suposições acima e algumas outras possibilidades, chegamos a conclusão de que já que não temos todos as informações necessárias para saber se é verídico ou não, não podemos afirmar que seja completamente verídico ou inverídico. Mas, talvez esse seja o caso de um documento autêntico e não verídico, segundo as indagações do grupo ao tentar nos confundir, ou não.

Abaixo, segue  link imagem  do documento analisado.
http://grupoalphadiplomatica.blogspot.com.br/2017/04/6-atividade-enganando-daniela.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário