Conceitos Básicos

    
   Abrimos este espaço para deixar claro alguns conceitos básicos de Arquivologia e conceitos que estamos tratando e tomando conhecimento ao longo deste semestre na matéria de Diplomática e Tipologia Documental. Todos estes conceitos tem relação com os exercícios feitos e postados no blog todas as semanas.
Tem alguma dúvida? Quer conhecer mais sobre o mundo do Arquivo? Então vamos nessa!


  • Arquivologia

“Disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos.”

Também chamada arquivística, essa ciência objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos, transformando-os em informação potencialmente capaz de produzir conhecimento e desenvolvimento social. Para tanto, utiliza-se de princípios, normas, técnicas e procedimentos diversos, que são aplicados nos processos de composição, coleta, análise, identificação, organização, processamento, desenvolvimento, utilização, publicação, fornecimento, circulação, armazenamento e recuperação de informações.


  •  Diplomática
“Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.”

Segundo a autora Ana Célia Rodrigues (2002), “A diplomática, como ciência, existe pelo fato de atestar, através do seu método de analise, a autenticidade dos documentos arquivísticos.”

De acordo com Luciana Duranti (1995), “A Diplomática é a disciplina que estuda a gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos entre seu criador e o seu próprio conteúdo, com a finalidade de identificar, avaliar e demonstrar a sua verdadeira natureza.”

Conforme Heloísa Bellotto, “A Diplomática é a ciência que analisa as estruturas formais dos atos escritos com caráter oficial.” 

Informando melhor, a diplomática estuda a estrutura dos documentos. Analisa elementos como: formato, suporte, espécie, etc. Ela preocupa-se em informar o que é o documento, quais são as suas características externas (físicas) e internas (de informação).    

Em nossas palavras, é essa análise das estruturas que nos permite perceber e garantir a autenticidade do documento de arquivo. Essa autenticidade é atribuída a vários ambientes e características diversas que apresenta o documento.

  •  Tipologia Documental
Conjuntos de elementos formais que caracterizam um documento de acordo com as funções a que se destina.

“Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro.”

Segundo Heloísa Bellotto, “A Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora.”

Em nossas palavras, tipo documental é a junção da espécie e a função de uso para o titular do arquivo. TIPO DOCUMENTAL = ESPÉCIE + FUNÇÃO


Fontes:
- Dicionário de Terminologia Arquivística 
http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf

- BELLOTTO. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2079211/mod_resource/content/1/Diplom%C3%A1tica.pdf

- UNIRIO 
http://www.unirio.br/unirio/cchs/arquivologia

- Diplomática – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diplom%C3%A1tica


- Arquivística – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiv%C3%ADstica

Nenhum comentário:

Postar um comentário