Glossário da Oficina

Glossário da Oficina 


Neste espaço, apresentamos todas as palavras e conteúdos relacionados ao trabalho da Oficina e também da matéria Diplomática e Tipologia Documental, chamada de Pedante.

Arquivologia
Disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos.
Também chamada arquivística, essa ciência objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos, transformando-os em informação potencialmente capaz de produzir conhecimento e desenvolvimento social. Para tanto, utiliza-se de princípios, normas, técnicas e procedimentos diversos, que são aplicados nos processos de composição, coleta, análise, identificação, organização, processamento, desenvolvimento, utilização, publicação, fornecimento, circulação, armazenamento e recuperação de informações.

Diplomática
De acordo com Luciana Duranti (1995), “A Diplomática é a disciplina que estuda a gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos entre seu criador e o seu próprio conteúdo, com a finalidade de identificar, avaliar e demonstrar a sua verdadeira natureza.”

Documento Unidade de registro de informações, qual informações quer que seja o suporte ou suporte formato.

Documento de Arquivo     
É um documento produzido, recebido e mantido a fim de provar e/ou informar por uma organização ou pessoa, no cumprimento das suas obrigações legais ou na condução das suas atividades. É a menor unidade arquivística, indivisível do ponto de vista funcional.

Informação
Elemento referencial, noção, ideia ou mensagem contida num documento.

Suporte
Material no qual são registradas as informações.

Arquivamento
Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos. Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento,  cessada a sua tramitação.

Tramitação
São as etapas e caminhos percorridos pelos documentos ao serem produzidos até chegar ao documento final.

Autenticação
Atestação de que um documento é verdadeiro ou de que uma cópia reproduz fielmente o original de acordo com as normas legais de validação.

Fundo
Conjunto de documentos de uma mesma proveniência.

Custódia
Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos independentemente de vínculo de propriedade

Entidade de Custódia       
Entidade responsável pela custódia e acesso ao  acervo.

Entidade Produtora           
Entidade coletiva pessoa ou família identificada como geradora de arquivo.

Espécie documental         
Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu tipos formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme,folheto, fotografia, memorando, ofício, planta e relatório.

Tipo Documental    
Divisão de espécie documental espécie documental espécie documental que reúne documentos por documentos suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro.

Plano de Classificação     
Esquema de distribuição de documentos em documentos classes, de classes acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo ela produzido.

Tabela de temporalidade   Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

Valor probatório      
Valor intrínseco que permite a um documento de arquivo servir de prova legal.

Arquivo Permanente         
Conjunto de documentos pre documentos conservados em caráter definitivo em função de seu valor. Arquivo responsável pelo arquivo permanente arquivo permanente. Também chamado arquivo histórico.

Ainda está com alguma dúvida sobre os conceito exposto? Você pode acessar o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística e ir direto na fonte só clicando no link :(http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário