Trabalho Final

Caminhada do Grupo Alpha 





1. Introdução da Disciplina.

a. Criação do Grupo Alpha;
     A disciplina de diplomática foi iniciada com a proposta de uma maior integração da turma de arquivologia, tanta na interação entre os alunos, mais também na interação com quem está fora da universidade, através dos blogs.

b. Definição de metodologia de trabalho;
     O uso de um Blog para o desenrolar da disciplina, foi proposto, com a intenção de melhor acessibilidade das informações, juntamente com a abertura de espaço para a disciplina, tirando assim as aulas apenas teóricas e restritas aos alunos matriculados e dando visão notória a qualquer pessoa que tenha curiosidade ou necessidade do que é trabalhado na disciplina.

Esta ferramenta de trabalho está mais esclarecida no texto: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790/6098

c. Conhecimentos teóricos;
     As bases teóricas, foram sendo construídas ao longo do semestre, tendo início com textos abordando a Diplomática e Tipologia Documental, com suas necessidades e utilizações em arquivos.



2. Alterando Formas de aprendizados (ACE).

a. Conhecendo arquivo;
     Esta disciplina, foi abordada ao longo do semestre, de formas múltiplas, entre elas a inserção dos estudantes ao Arquivo Central (ACE), da Universidade de Brasília, onde podemos colocar em prática todo conteúdo adquirido.

Atividades relacionadas:

b. Documento foco do grupo;
     Com a proposta de focar em um documento arquivístico, que tivesse relevância para conhecimento da comunidade universitária, o nosso grupo, escolheu o Projeto PIBIC, para aplicarmos nesta série documental, pois achamos de um tema relevante dentro da universidade.



3. Utilizando Ferramentas de tramites documentais;
     Foi apresentado uma ferramenta para utilização em tramites documentais, que foi o BIZAGE, onde conseguimos com ele, recriar, todo o tramite que nossa série documental faz até chegar ao arquivo permanente.

Bizage:



4. Começando os conhecimentos em Autenticidade;
     A autenticidade de um documento, foi tratado com relevância na disciplina, pois, depende-se dela para identificarmos a legitimidade dos documentos, e como base teórica tivemos o texto: http://gpaf.info/dtd/duranti1.pdf.

Atividade relacionada:       


5. Modelos de Classificação;
A partir desse momento do semestre começamos a identificar e classificar os documentos do usados pelo grupo desde o começo do semestre assim como a própria documentação do Projeto de Pesquisa, com a ajuda dos conceitos básicos de planos de classificação ensinados em sala.




6. Confecção das Oficinas;
Uma semana antes da Oficina de Diplomática, organizamos o tema, relativo ao Projeto de Pesquisa PIBIC, o que era; como participar do projeto; os pré-requisitos; os objetivos; as vantagens. E assim ao despertar a curiosidade do ouvinte, nós introduzíamos a disciplina de arquivologia, a diplomática. Ligamos a dificuldade das pessoas não alcançarem à informação sobre o PIBIC, justamente por causa do trâmite, sendo ele muito confuso. Realizamos uma prévia em sala de aula que consistiu na apresentação do tema em questão para os professores e alunos da sala. No fim da aula, postamos um convite à todos os alunos da Unb e regiões para visitarem nossa oficina. 



A prévia que fizemos dos outros grupos:         
http://grupoalphadiplomatica.blogspot.com.br/2017/06/atividade-individual.html?m=1


7. Oficinas;

Visita as Oficinas:


8. Conclusão dos trabalhos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário