Oficina Virtual


     O objetivo da nossa Oficina Virtual é de levar a oficina realizada no Instituto de Central de Ciências (ICC) localizado na Universidade de Brasília no dia 09/06/2017 aos que não estiveram presente, ou ainda aqueles que ficaram interessados e gostariam de se aprofundar melhor nos tópicos abordados.



     Nossa apresentação se deu em 3 etapas. Na primeira etapa, fizemos uma pequena introdução dos nossos participantes ao assunto: Os Projetos de Pesquisa da PIBIC. Na segunda etapa, incluímos os participantes ao nosso mundo do arquivo. Expondo alguns conceitos claros de Arquivologia e Diplomática. E na terceira etapa, explicamos qual a relação de Arquivologia com os Projetos de Pesquisa e como eles funcionam.

1. Projetos de Pesquisa da PIBIC.

O que é PIBIC?      
É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, financiada pelo CNPq ou ela UnB.

Quais os objetivos?        
Despertar vocação cientifica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária.

Quais as vantagens?      
1. Bolsa de Iniciação Cientifica no valor mensal de R$ 400,00 no período de doze meses.    
2. 4 creditos por período;  
3. Reconhecimento;

Quais os requisitos?       
1. Ser selecionado e indicado por um orientador;      
2. Estar matriculado em disciplinas do curso de graduação;           
3. Apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 3;     
4. Ter currículo na Plataforma Lattes do CNPq;          
5. Não ser parente consanguíneo do orientador até 2° grau.          
6. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.     

Quais os documentos?  
- Ficha de inscrição;          
- Plano de trabalho;           
- Resumo do Projeto;         
- Atividade de Acompanhamento Parcial;        
- Artigo Cientifico;  
- Certificado;

Para um acesso a todo o conteúdo do PIBIC acesse o link (http://cnpq.br/pibic)


2. Conceitos Tratados na Oficina

Arquivologia
Disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos.
Também chamada arquivística, essa ciência objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos, transformando-os em informação potencialmente capaz de produzir conhecimento e desenvolvimento social. Para tanto, utiliza-se de princípios, normas, técnicas e procedimentos diversos, que são aplicados nos processos de composição, coleta, análise, identificação, organização, processamento, desenvolvimento, utilização, publicação, fornecimento, circulação, armazenamento e recuperação de informações.

Diplomática
De acordo com Luciana Duranti (1995), “A Diplomática é a disciplina que estuda a gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos entre seu criador e o seu próprio conteúdo, com a finalidade de identificar, avaliar e demonstrar a sua verdadeira natureza.”

Documento
Unidade de registro de informações, qual informações quer que seja o suporte ou suporte formato.

Documento de Arquivo  
É um documento produzido, recebido e mantido a fim de provar e/ou informar por uma organização ou pessoa, no cumprimento das suas obrigações legais ou na condução das suas atividades. É a menor unidade arquivística, indivisível do ponto de vista funcional.

Tramite do Documento  
É o passo a passo de todo o Projeto, desde a publicação do edital até a chegada no Arquivo Permanente. O trâmite são as etapas e caminhos percorridos pelos documentos ao serem produzidos até chegar ao documento final.
É através do trâmite que podemos identificar algumas características que diz respeito ao produtor do documento, a função, o contexto, o conteúdo e também a autenticidade. Por isso, representamos esse tramite no Bizage:

 
Produtores 
O trâmite gera três fundos arquivísticos. Uma via do Projeto fica na Instituição, outra fica com o pesquisador e outra com o Orientador. Gerando três fundos arquivísticos diferentes.  

Ainda está com alguma dúvida sobre os conceito exposto? Você pode acessar o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística no link :(http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf ).


3. Relação da Arquivologia com o Projeto de Pesquisa

Qual a importância do Arquivista?     
O Arquivista é o profissional que é responsável pelo arquivo. É ele que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação registrada.

Qual a importância do Arquivo Permanente?         
O Arquivo é importante pois é uma fonte inesgotável de conhecimento, memória e pesquisas para a sociedade.

Relação de prova 
Após a conclusão do trâmite o Projeto é arquivado seguindo os critérios de classificação e avaliação dos documentos de acordo com o Plano de Classificação da UnB. Esses documentos são arquivados para evidenciar e comprovar que o Projeto foi realmente desenvolvido e também para futuras pesquisas.

Qual a importância da Arquivologia e da Diplomática? E como se aplica nos Projetos de Pesquisa?
     A Arquivologia forma profissionais adequados para integrar o arquivo e organiza-lo. Uma boa organização gera muitas vantagens para as instituições. E nisso, a Diplomática faz parte. Ela permite compreender as características básicas e essenciais dos documentos, além de determinar a autenticidade, analisar os documentos, trabalhar o tramite, identificar o que cada documento é.
     O Projeto de Pesquisa é um dos documentos que vão para o Arquivo Central. Assim, é necessário um arquivista e todo um conhecimento da Diplomática, para identificar os documentos e ajudar em uma boa organização dos arquivos para uma ágil disponibilização dos Projetos para todos.

  • Fôlder que entregamos na Oficina:



Nenhum comentário:

Postar um comentário