Oficina Virtual
O objetivo da nossa Oficina Virtual é de levar a oficina realizada no Instituto de Central
de Ciências (ICC) localizado na Universidade de Brasília no dia 09/06/2017 aos
que não estiveram presente, ou ainda aqueles que ficaram interessados e
gostariam de se aprofundar melhor nos tópicos abordados.
Nossa apresentação se deu em 3 etapas. Na primeira etapa, fizemos uma pequena
introdução dos nossos participantes ao assunto: Os Projetos de Pesquisa da
PIBIC. Na segunda etapa, incluímos os participantes ao nosso mundo do arquivo.
Expondo alguns conceitos claros de Arquivologia e Diplomática. E na terceira
etapa, explicamos qual a relação de Arquivologia com os Projetos de Pesquisa e
como eles funcionam.
1.
Projetos de Pesquisa da PIBIC.
O
que é PIBIC?
É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, financiada pelo CNPq ou ela UnB.
É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, financiada pelo CNPq ou ela UnB.
Quais
os objetivos?
Despertar vocação cientifica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária.
Despertar vocação cientifica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária.
Quais
as vantagens?
1. Bolsa de Iniciação Cientifica no valor mensal de R$ 400,00 no período de doze meses.
2. 4 creditos por período;
3. Reconhecimento;
1. Bolsa de Iniciação Cientifica no valor mensal de R$ 400,00 no período de doze meses.
2. 4 creditos por período;
3. Reconhecimento;
Quais
os requisitos?
1. Ser selecionado e indicado por um orientador;
2. Estar matriculado em disciplinas do curso de graduação;
3. Apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 3;
4. Ter currículo na Plataforma Lattes do CNPq;
5. Não ser parente consanguíneo do orientador até 2° grau.
6. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.
1. Ser selecionado e indicado por um orientador;
2. Estar matriculado em disciplinas do curso de graduação;
3. Apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 3;
4. Ter currículo na Plataforma Lattes do CNPq;
5. Não ser parente consanguíneo do orientador até 2° grau.
6. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.
Quais
os documentos?
- Ficha de inscrição;
- Plano de trabalho;
- Resumo do Projeto;
- Atividade de Acompanhamento Parcial;
- Artigo Cientifico;
- Certificado;
- Ficha de inscrição;
- Plano de trabalho;
- Resumo do Projeto;
- Atividade de Acompanhamento Parcial;
- Artigo Cientifico;
- Certificado;
Para um acesso a todo o
conteúdo do PIBIC acesse o link (http://cnpq.br/pibic)
2.
Conceitos Tratados na Oficina
Arquivologia
Disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos.
Disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos.
Também chamada arquivística,
essa ciência objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas
em documentos de arquivos, transformando-os em informação potencialmente capaz
de produzir conhecimento e desenvolvimento social. Para tanto, utiliza-se de
princípios, normas, técnicas e procedimentos diversos, que são aplicados nos
processos de composição, coleta, análise, identificação, organização,
processamento, desenvolvimento, utilização, publicação, fornecimento,
circulação, armazenamento e recuperação de informações.
Diplomática
De acordo com Luciana Duranti (1995), “A Diplomática é a disciplina que estuda a gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos entre seu criador e o seu próprio conteúdo, com a finalidade de identificar, avaliar e demonstrar a sua verdadeira natureza.”
De acordo com Luciana Duranti (1995), “A Diplomática é a disciplina que estuda a gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos entre seu criador e o seu próprio conteúdo, com a finalidade de identificar, avaliar e demonstrar a sua verdadeira natureza.”
Documento
Unidade de registro de informações, qual informações quer que seja o suporte ou suporte formato.
Unidade de registro de informações, qual informações quer que seja o suporte ou suporte formato.
Documento
de Arquivo
É um documento produzido, recebido e mantido a fim de provar e/ou informar por uma organização ou pessoa, no cumprimento das suas obrigações legais ou na condução das suas atividades. É a menor unidade arquivística, indivisível do ponto de vista funcional.
É um documento produzido, recebido e mantido a fim de provar e/ou informar por uma organização ou pessoa, no cumprimento das suas obrigações legais ou na condução das suas atividades. É a menor unidade arquivística, indivisível do ponto de vista funcional.
Tramite
do Documento
É o passo a passo de todo o Projeto, desde a publicação do edital até a chegada no Arquivo Permanente. O trâmite são as etapas e caminhos percorridos pelos documentos ao serem produzidos até chegar ao documento final.
É através do trâmite que podemos identificar algumas características que diz respeito ao produtor do documento, a função, o contexto, o conteúdo e também a autenticidade. Por isso, representamos esse tramite no Bizage:
É o passo a passo de todo o Projeto, desde a publicação do edital até a chegada no Arquivo Permanente. O trâmite são as etapas e caminhos percorridos pelos documentos ao serem produzidos até chegar ao documento final.
É através do trâmite que podemos identificar algumas características que diz respeito ao produtor do documento, a função, o contexto, o conteúdo e também a autenticidade. Por isso, representamos esse tramite no Bizage:
Produtores
O trâmite gera três fundos arquivísticos. Uma via do Projeto fica na Instituição, outra fica com o pesquisador e outra com o Orientador. Gerando três fundos arquivísticos diferentes.
O trâmite gera três fundos arquivísticos. Uma via do Projeto fica na Instituição, outra fica com o pesquisador e outra com o Orientador. Gerando três fundos arquivísticos diferentes.
Ainda está com alguma dúvida sobre os conceito exposto?
Você pode acessar o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística no link
:(http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf ).
3.
Relação da Arquivologia com o Projeto de Pesquisa
Qual
a importância do Arquivista?
O Arquivista é o profissional que é responsável pelo arquivo. É ele que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação registrada.
O Arquivista é o profissional que é responsável pelo arquivo. É ele que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação registrada.
Qual
a importância do Arquivo Permanente?
O Arquivo é importante pois é uma fonte inesgotável de conhecimento, memória e pesquisas para a sociedade.
O Arquivo é importante pois é uma fonte inesgotável de conhecimento, memória e pesquisas para a sociedade.
Relação
de prova
Após a conclusão do trâmite o Projeto é arquivado seguindo os critérios de classificação e avaliação dos documentos de acordo com o Plano de Classificação da UnB. Esses documentos são arquivados para evidenciar e comprovar que o Projeto foi realmente desenvolvido e também para futuras pesquisas.
Após a conclusão do trâmite o Projeto é arquivado seguindo os critérios de classificação e avaliação dos documentos de acordo com o Plano de Classificação da UnB. Esses documentos são arquivados para evidenciar e comprovar que o Projeto foi realmente desenvolvido e também para futuras pesquisas.
Qual
a importância da Arquivologia e da Diplomática? E como se aplica nos Projetos
de Pesquisa?
A
Arquivologia forma profissionais adequados para integrar o arquivo e
organiza-lo. Uma boa organização gera muitas vantagens para as instituições. E
nisso, a Diplomática faz parte. Ela permite compreender as características
básicas e essenciais dos documentos, além de determinar a autenticidade,
analisar os documentos, trabalhar o tramite, identificar o que cada documento
é.
O Projeto de Pesquisa é um dos documentos que vão para o Arquivo Central. Assim, é necessário um arquivista e todo um conhecimento da Diplomática, para identificar os documentos e ajudar em uma boa organização dos arquivos para uma ágil disponibilização dos Projetos para todos.
O Projeto de Pesquisa é um dos documentos que vão para o Arquivo Central. Assim, é necessário um arquivista e todo um conhecimento da Diplomática, para identificar os documentos e ajudar em uma boa organização dos arquivos para uma ágil disponibilização dos Projetos para todos.
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