sexta-feira, 5 de maio de 2017

Atividade Individual 2 - Importância da Diplomática para a Arquivologia

A proposta dessa atividade é para reforçar um assunto que está tão presente no blog. Para isso, foi apresentado para todos os integrantes do Grupo Alpha uma questão simples para que todos respondam: 
                                Qual a importância da Diplomática para a Arquivologia? 

  •  Bruna Leal
A diplomática é um estudo específico de cada documento, em que consiste em certificar a veracidade, autenticidade, assim como integridade de cada documento físico. A diplomática tem importância fundamental na arquivologia, é a partir dela que analisamos se um documento pode ou não ser de valor probatório, qual o seu tipo documental, sua função, e se faz parte de demais espécies. Por exemplo, um tipo documental como o “Memorando de entrega de materiais” em que tem a função de certificar a entrega dos materiais adquiridos por algum setor de trabalho, e por si só faz parte de um grupo de documentos de mesma espécie.

  •  Thayná Sérvio
A Diplomática foi sempre de grande importância desde os mais antigos períodos da documentação. A Diplomática nasceu com a necessidade de analisar criticamente os documentos. Ela possibilita analisar os sinais de validação de um documento, dessa forma, ela é de extrema importância para a Arquivologia para ajudar a identificar as falsificações no mesmo tempo em que ajuda a diminuir este número. Para identificarmos se um documento de arquivo é verdadeiro, é necessário o uso de ferramentas que auxiliem na autenticidade e veracidade das informações contidas nele, e é nisso que a Diplomática atua. E para isso, só é possível com a finalidade de identificar, avaliar e informar suas características externas (físicas) e internas(informação) e sua natureza jurídica(diplomática) provando assim, se o documento é de fato, verdadeiro ou não. Como exemplo, podemos pegar um Termo de Convênio com o qual eu trabalho. Sem as informações corretas, assinaturas, carimbos e testemunhas necessários, não é considerado autentico e nem verídico. Não possuiria nenhuma validade, seria apenas um papel.   

  • Verônica Sales

Diplomática estuda a estruturas formal dos documentos arquivisticos que são oriundos de atividade das organizações. A diplomática é responsável pela análise de autenticidade dos documentos, com base em seus elementos formais. Ela é responsável também pela análise da espécie documental. Na arquivologia ela é de fundamental importância tanto para determinar a autenticidade do documento como para propiciar a sua guarda adequada e posterior recuperação.

  • Wevertton Lima 
A diplomática que é a ciência que tem por objeto científico documentos oficiais, para determinar sua autenticidade, sua integridade e época ou data em que foi feito. Com isso é nítido verificar a necessidade de seu uso na arquivologia, pois trabalhamos com o intuito de salvaguardar da veracidade e autenticidade de informações que estejam contidas nos documentos oficiais. Como exemplificado no documento abaixo que demonstra a necessidade de parâmetros e especificações para registrar este documento como autêntico, como por exemplo o “Selo digital de segurança” onde podemos verificar a veracidade do documento consultando este selo no site informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário